quarta-feira, 24 de novembro de 2010

► Com a Palavra... II

BRASILEIRO LÊ POUCO.

     Grande novidade né! Hahahah
     Brasileiro tem um péssimo hábito de não praticar a leitura. Mas, por que isso acontece?
     Segundo uma pesquisa feita pela Câmara Brasileira do Livro mostra que o desinteresse pela leitura está ligada a razões financeiras. Os membros da classe mais alta têm maior hábito de leitura do que membros de outras classes. A população lê em média 4,7 livros POR ANO. Esses dados ainda são animadores, pois têm aumentado, porém ainda não é sufuciente.
Um absurdo? Pode até ser pra quem gosta de ler, mas é a realidade.
      Os benefícios da leitura são incontáveis e incontestáveis, o que incluem o desenvolvimento da fala e da escrita. 

Essa foto me deu uma leve inveja rsrsrs


      Não precisa ser nenhum especialista nem ler demais para saber que esse hábito deve ser estimulado desde a infância, e isso deve começar em casa e continuar na escola. Entretanto, os professores têm costume de indicar livros de leitura difícil pra quem não tem costume de ler. Um exemplo pessoal: Fui aluna de escola pública estadual, e meus professores de português exigiam leituras de livros, como por exemplo Machado de Assis, para as provas. Um aluno com pouquíssimo contato com livros não consegue passar a gostar de ler com um livro do século 19 de linguajar difícil, e muitas vezes ele nem sequer entendem sobre o que é o livro.

      Os pais e responsáveis precisam estar sempre ao lado das crianças para incentivar a leitura cada vez mais. Não existe idade para se estimular a leitura. Histórias infantis, contos de fadas são um ótimo começo. Essa prática tem que se tornar cada vez mais ativa, para que possamos entender e viver de forma consciente diante das mudanças no mundo.
     Entrou em vigor a Lei 10.753/03 – chamada de Política de Incentivo a Leitura -, que estabelece que cabe ao Poder Executivo criar e executar projetos de acesso ao livro e incentivo à leitura, além de ampliar os já existentes. Diz também que é dever da União, estados, Distrito Federal e municípios garantir, em seus orçamentos, verbas para manutenção de bibliotecas e aquisição de livros.
       

     Uma idéia que achei um tanto criativa é a que implantaram na Grande Vitória, ES.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e a ONG Universidade para Todos, com patrocínio da ArcelorMittal Tubarão criaram a Biblioteca Transcol. O objetivo é incentivar a prática da leitura entre os usuários do sistema transcol por meio de bibliotecas nos terminais rodoviários da cidade. Esse projeto não é novo, completou 3 anos de funcionamentos em agosto desse ano com 117 mil empréstimos de livros efetuados pelos 19 mil associados.

Biblioteca Transcol no Terminal do Ibes

     
     Falta de investimento, falta de preparo dos educadores, pouco incentivo dos pais, são muitos os problemas que impedem o avanço desse hábito entre a população. Pelas palavras do ex-ministro da cultura Gilberto Gil, “A cultura precisa ser assumida como ferramenta de desenvolvimento.”

Um comentário:

  1. Tb fiquei com inveja da menina!!!!!
    E só 4,5 por ano?? Que vergonha!

    Adorei seu blog!
    Passa no meu depois tb?
    www.amormisterioesangue.com

    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará feliz! ☺☻☺
Idéias, sugestões e críticas são sempre bem vindas! ☻☺☻