sábado, 29 de janeiro de 2011

Estimulando a Leitura Infantil




“Os livros são as varinhas de condão que os pais têm à sua mão para ajudar os seus filhos a crescer “.



Literatura Infantil
 
Os primeiros livros direcionados ao público infantil, surgiram no século XVIII. Autores como La Fontaine e Charles Perrault escreviam suas obras, enfocando principalmente os contos de fadas. De lá pra cá, a literatura infantil foi ocupando seu espaço e apresentando sua relevância. Com isto, muitos autores foram surgindo, como Hans Christian Andersen, os irmãos Grimm e Monteiro Lobato, imortalizados pela grandiosidade de suas obras. Nesta época, a literatura infantil era tida como mercadoria, principalmente para a sociedade aristocrática. Com o passar do tempo, a sociedade cresceu e modernizou-se por meio da industrialização, expandindo assim, a produção de livros.
A partir daí os laços entre a escola e literatura começam a se estreitar, pois para adquirir livros era preciso que as crianças dominassem a língua escrita e cabia a escola desenvolver esta capacidade. 

"A escola passa a habilitar as crianças para o consumo das obras impressas, servindo como intermediária entre a criança e a sociedade de consumo”.

Até as duas primeiras décadas do século XX, o livro tinha a finalidade única de educar, apresentar modelos, moldar a criança de acordo com as expectativas dos adultos. Dificilmente tinha o objetivo de dar prazer no momento da leitura


É inegável que o hábito da leitura é um estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, capacidade verbal e concentração das crianças, além de ser algo extremamente agradável. Os livros deveriam estar presentes no dia a dia das crianças tanto quanto seus carrinhos e bonecas. Além disso, quando pais dividem com seus filhos esse momento de leitura, estarão estabelecendo um laço especial entre ambas as partes.

“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.” Bamberger

O estudioso Richard Bamberger afirma que, comparada ao cinema, ao rádio e à televisão, a leitura tem vantagens únicas. Em vez de precisar escolher entre uma variedade limitada, ou entre os filmes disponíveis no momento, o leitor pode escolher entre os melhores escritos do presente e do passado.

Muitos acreditam que a flexibilidade que a leitura proporciona é o trunfo que têm para proporcionar interesse contínuo dos leitores. Podemos pegar um livro e lermos onde e quando quisermos, no ritmo que mais nos agrada.

A professora e autora Maria Helena Martins indica um contato sensorial com o objeto livro, que, segundo ela, revela "um prazer singular" na criança. Na leitura, por meio dos sentidos, a criança é atraída pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio fácil e pelas possibilidades emotivas que o livro pode conter. A autora comenta que esse jogo com o universo escondido no livro "pode estimular no pequeno leitor a descoberta e o aprimoramento da linguagem, desenvolvendo sua capacidade de comunicação com o mundo. Esses primeiros contatos despertam na criança o desejo de concretizar o ato de ler o texto escrito, facilitando o processo de alfabetização. A possibilidade de que essa experiência sensorial ocorra será maior quanto mais freqüente for o contato da criança com o livro.”

Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva.

Há quem diga que o estímulo à leitura deve vir desde antes do bebe nascer. As crianças são curiosas por natureza, e o manuseio dos livros é importante para que os explorem e se habituem a eles.

Os pais são exemplos para os filhos, portanto, se uma criança observa o pai/mãe lendo irá querer imitá-lo. Se você tem um filho e não lê na frente ou com ele, não exija que ele faça isso!

Uma de minhas tias fez algo com seu filho de 2 anos que achei uma super idéia: Leve-o a uma livraria, ou feira do livro, ou algo do gênero. Principalmente se houver um espaço reservado para crianças. Deixe-os manusear e observar os livros.

Conte histórias para ele, lendo ou não. Isso desenvolve a imaginação e o gosto por histórias. Dica: Faça perguntas simples para ele, para que mantenha sempre a atenção na história. Quando já tiver mais idade e costume com isso, peça-o que interprete a história com suas próprias palavras.

Mas o principal: NÃO OBRIGUE A CRIANÇA A LER. Tente conquistá-la e insira aos poucos esse hábito!!

12 comentários:

  1. Boa noite Liz,

    Matéria muito legal essa.
    Quando tiver for pai quero ser à moda antiga: Filho vai dormir comigo contando história =P

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa!Ótima postagem. Comecei a ler criança e até hoje a leitura é uma das atividades que mais gosto.
    Acho interessante o que você diz sobre incentivar o hábito de leitura em crianças, sem obrigá - las a ler.Tudo o que fazemos por obrigação se torna desagradável,e aí, fazemos de tudo para não termos que fazer.

    Abraço =)

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que eu achava muito legal na escola que estudei até a 5ª série, era que toda semana nós tínhamos o 'período da biblioteca'. A turma toda ia na biblioteca da escola e ficava lá por uns 40 minutos, folheando os livros, lendo, alguns levavam pra casa. Era minha 'aula' favorita uisahsauihsa
    Mas depois disso, da 6ª em diante, os professores empurravam os livros 'tais' a goela-baixo, e a maioria dessas crianças que gostavam de livros, paravam de ler. Ressuscitei meu amor por eles com Harry Potter O/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Adorei a postagem! Se todos fizessem as crianças gostarem dos livros no ritmo delas, com certeza a leitura seria algo muito mais apreciada pelos pequeninos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi, sou malu, do skoob :D
    Amei seu blog muito lindo

    bjss

    ResponderExcluir
  6. Postagem perfeita.
    Obrigar a criança a ler é o jeito mais fácil de fazê-la odiar a literatura.
    Experiência própria... rs
    Bjs
    www.fernandameireles.com

    ResponderExcluir
  7. Eu sou professora. Por anos fui alfabetizadora. Conheço bem os beneficios do incentivo a leitura. É possível ensinar uma criança a ler, lendo. Não há mistérios. AS crianças que se envolvem com livros mesmo sem saber ler, aprendem mais rápido, escrevem melhor e leêm com maior fluência.

    Ótimo post!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir
  8. Ótima postagem lizzy!!
    Basta incentivar que a criança vai crescer no meio e super familiarizada com a leitura.
    Quando vou à livraria ficou louca com o livros de montar, já viu? Têm uns livros que viram castelos e assim vai sendo contada a história!! É super criativo e com certeza, não há criança não vá gostar de livros desse tipo :)

    ResponderExcluir
  9. Onde eu estudava, ninguem incentivava a leitura. Apenas obrigavam a ler o que eles queriam, e isso não funciona nem com criança imagina com adolescentes! rsrsrs

    Obrigada pelos comentários gente.
    É muito bom receber esse "feedback" de vocês! \o/

    ResponderExcluir
  10. Oh que post legal..
    ficou mto bom msm ^^

    é importante neh, apresentar o mundo da leitura para a criança desde cedo...
    e escolher bem o livro... jah q ela não gostando de um pode cismar com todos.. kkkkkk

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post :)
    Interessante o que a Pri disse, sobre fazer as crianças aprenderem mais rápido
    Realmente, são vários benefícios

    ResponderExcluir
  12. Muito legal fazer um post assim!, eu ja adorava ler desde criança e vejo que quem nao le nessa fase, dificilmente começa ase interessar depois...infelizmente!
    Minha mae sempre incetivou!
    o colégio sempre dava temas e aquela lista de livros pra comprar, mas dificilmente os livros chamavam a atenção dos alunos...acho que agora estão começando a trabalhar com coisas mais modernas, pq ler só coisa de vestibular não encanta!

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará feliz! ☺☻☺
Idéias, sugestões e críticas são sempre bem vindas! ☻☺☻