quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

10 LIVROS QUE VÃO FICAR NA HISTÓRIA

Livros que foram criados com certos motivos na mente de seus escritores e que influenciaram e continuam influenciando pessoas em todo o mundo.





1. Bíblia
Creio que a Bíblia mereça o primeiro lugar nesta lista, pois mudou o mundo. Ela permitiu que o cristianismo se tornasse a religião com mais seguidores. É dividida em duas partes: Novo e Velho Testamento. Escrita por vários autores, foi o primeiro livro publicado com ajuda da imprensa.

2. Alcorão
Livro sagrado da religião islâmica. Seus seguidores, os muçulmanos, seguem cada palavra e cada linha deste livro e vivem suas vidas de acordo com os ensinamentos do fundador do Islã, Maomé, nascido em Meca (Atual Arábia Saldita).

3. Suma Teológica
Obra de São Tomás de Aquino, escrita entre 1265 e 1273. Nesta obra, Aquino trata da natureza de Deus, das questões morais e da natureza de Jesus. Ela é dividida em 3 partes com 512 questões, e é uma parte do currículo dos seminários católicos e influenciou o mundo cristão.

"A Suma Teológica é o céu visto da terra" (Papa Pio XI)

4. Os Direitos do homem
Escrito por Thomas Paine, influenciou a idéia de democracia com sua escrita. O livro trata sobre o trabalho do governo para proteção do ser humano, que só é possível se seus direitos forem garantidos. As nações que não seguem esta filosofia, são considerados “ilegítimos” e suas práticas “ilegais”.

5. Either/Or
Originalmente em dinamarquês Enten-Eller, escrito por Søren Kierkegaard. O autor fala sobre duas maneiras de viver, hedonista ou ético e responsável. O filósofo/escritor retrata pela primeira vez uma característica que permeia a existência humana, afirmando haver três estágios nos quais o ser é inserido de acordo com sua visão e experiências individuais: Estético, Ético e Religioso.

6. Manifesto Comunista
Idealizado por Friedrich Engels e Karl Marx, suas teorias comunistas influenciaram uma série de ideologias políticas ao longo dos anos. A obra fala sobre como seria mais fácil de sobreviver numa sociedade sem Estado e sem classes.



7. Pesquisa Experimental em Eletricidade
Este livro foi escrito pelo físico e químico Michael Faraday. Ele trapaceou com a idéia de eletricidade e realizou uma série de experiências através de sua vida. Ele finalmente inventou os dispositivos eletromagnéticos de rotação que, eventualmente, conduziu ao desenvolvimento de tecnologia de motores elétricos. Este livro trata de suas pesquisas e investigações.

 

8. Sobre a Origem das Espécies


Escrito por Charles Darwin em 1859, esse livro explica o conceito de seleção natural e como as espécies evoluem ao longo do tempo. Darwin lançou para o mundo as bases da 'Teoria da Evolução Natural', com o conceito do desenvolvimento de todas as formas de vida por meio de um processo lento de seleção, no qual apenas os mais fortes sobrevivem. Quando foi lançado, o autor enfrentou uma série de controvérsias, pois seu texto contradiz certos pontos de vista religiosos.

 

 9. O Segundo Sexo

O livro gira em torno do tratamento e status da mulher na sociedade. Simone de Beauvoir mostra como, de uma maneira ou outra, a mulher sempre foi o escravo do homem. As obras de Simone de Beauvoir são marcadas fortemente pelo sistema filosófico de Jean-Paul Sartre. O Segundo sexo parece assim responder ao desejo de Sarte, de uma literatura que aja sobre o mundo.

  

 

 10. Atlas Shrugged

Esse livro de Ayn Rand explora um distópico EUA, onde líderes inovadores, que vão desde empresários a artistas, recusam a serem explorados pela sociedade. Não foi aclamado pela crítica, mas foi muito apreciada pelo homem comum. O título é uma referência a Atlas, o Titã da mitologia grega, que na novela é descrito como "o gigante que sustenta o peso mundo sobre seus ombro". Atlas Shrugged, como descreve Rand, é o "papel da mente do homem em sua existência". O livro explora uma série de temas filosóficos que seria posteriormente desenvolvido na filosofia do Objetivismo.

16 comentários:

  1. É, todos "crassicão". E necessários para suas épocas e dias atuais ainda. Vou pensar em uma lista de livros literários.

    ResponderExcluir
  2. Entrei aqui achando que ia ter Harry Potter, ahahah. Pena que não teve, mas ótimo post!

    ResponderExcluir
  3. Otima ideia uma lista de livros assim.:D
    porém devo admitir que de todos só conheço a bliblia, e esperava que harry potter e senhor dos aneis estivessem nessa lista :(
    bjss

    ResponderExcluir
  4. HAHAH, bem interessante!
    Mas como todo mundo, eu achei que Harry e Crecuspulo estariam ai hehehe


    Beijos
    http://aoinfinitoealem.com/

    ResponderExcluir
  5. One question.... Where're HARRY POTTER?
    Ok, ok eu entendi que a lista é sobre livros que não são ficção e tudo o mais. São aqueles que mudaram de alguma forma a história... história mesmo. xD

    Mas o que importa é que HP está na minha lista... kkkkkkkkkk

    Beijos
    Aline
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
  6. Cadê Harry Potter ? 'Haha
    Nossa desses livro ai, ainda não li nenhum, que vergonha :O
    Beijos&beijos

    ResponderExcluir
  7. mto interessante o post! adorei! =]

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  8. Ehehehehe... Creio que a maioria pensou que ia encontrar obras de ficção nesse post. E como são as coisas: só assim para vermos a Bíblia, o Manifesto Comunista e o Sobre a Origem das Espécies juntos ^^
    Inegável a contribuição de todos os livros citados para a humanidade, nos mais diversos campos, tanto espiritual como científico.
    Ótimo post o/

    ResponderExcluir
  9. Os únicos que conheçam são a Bíblia e o Alcorão hehehe..
    Adorei o post ;)

    Beeiejo

    ResponderExcluir
  10. Acho que a origem das especies tinha que estar mais acima. =)
    de resto ótima lista, apesar de conter alguns livros que eu não conheço.

    teh mais

    ResponderExcluir
  11. CADÊ HARRY POTTER?? hahaa
    Livros que todos comentam, como a Bíblia, mas pouquíssimos leram de fato. Dez que se eu ler, será sobre pressão =O
    http://tudo-por-um-livro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Não tem Harry Potter! Deu pra perceber né! ahsiuhaiushiuahsiuhaius

    Confesso, também não li nenhum desses livros! Mas quem sabe um dia... rsrsrsr

    Obrigada pelos comentários!! ^.^

    ResponderExcluir
  13. Concerteza os livros sagrados deveriam ficar nas primeiras colocações O/

    Os demais não conhecia :(

    Gostei do post :)

    http://blogbibliomania.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. A Bíblia e livros religiosos sempre estão nos mais mais, né? Incrível. ;)


    beijos

    ResponderExcluir
  15. muito legal essa lista, conhecia quase todos :)
    acho que harry potter. senhor dos aneis e cia
    são muito recentes e não possuem uma importancia historica, basta comparar com a origem das espécies que isso se torna claro!

    ResponderExcluir
  16. Os que li e recomendo dessa lista: Atlas Shrugged (http://douglasbatalha.blogspot.com/ - entrevista com a autora, vale a pena)
    Sobre a Origem das Espécies
    Either/Or (pai do existencialismo, obrigatório)
    Suma Teológica (não li toda, mas as questões que li, são fodas)

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará feliz! ☺☻☺
Idéias, sugestões e críticas são sempre bem vindas! ☻☺☻