terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Resenha: Dexter - A Mão Esquerda de Deus (Jeff Lindsay)


“As pessoas fingem muitas das interações humanas, mas me sinto fingindo todas... E as finjo muito bem!”
Dexter Morgan.



Dexter Morgan é um educado lobo vestido em pele de ovelha. Ele é atraente e charmoso, mas algo em seu passado fez com que se transformasse numa pessoa diferente. Dexter é um serial killer. Na verdade, é um assassino incomum que extermina apenas aqueles que merecem. Ao mesmo tempo, trabalha como perito da polícia de Miami. Em 'Dexter, a mão esquerda de Deus', o livro que deu origem à série de TV, o matador depara-se com um concorrente de estilo semelhante ao seu, encanta-se e incomoda-se com ele, prevê seus passos. 

Ele é frio, mentiroso, egoísta e apaixonante. O livro que deu origem a série americana “Dexter” conta a história de Dexter Morgan, policial perito em disseminação de sangue e assassino em série. Dexter é adotado quando garoto pelo policial Harry, que após descobrir esse lado sombrio do jovem, o “ensina” a se livrar das suspeitas e da prisão, levando o garoto a matar apenas criminosos que a justiça não conseguiu punir.
Pensando nesse “Código” que Harry criou, o rapaz se torna um policial e um cidadão exemplar, cumpridor das leis e extremamente carismático.
Dentro da policia, Dexter é visto como um “gênio de laboratório”. Por ser um serial killler, ele conhece muito bem a mente de um criminoso, o que o leva a dar palpites sobre os casos e praticamente sempre estar certo.
Mas isso muda quando surge um novo assassino, “concorrente” de Dexter. Este mata garotas de programa e espalha pedaços dos corpos por toda a cidade. Mas isso não é o que mais intriga ao nosso protagonista, mas sim o fato de os corpos estarem sempre sem sangue... COMPLETAMENTE sem sangue. Um trabalho perfeitamente lindo, sem a presença do “nojento” sangue.
A presença do humor no livro é o diferencial. Por ser “desprovido” de sentimentos e afins, ele nos presenteia com passagens engraçadas, principalmente quando esta na presença de sua namorada Rita.

A série é um pouco diferente do livro, mas não sei dizer qual é melhor. Sim, ambos são ótimos, mas não estava pensando nisso. Se não fosse pela ótima história, eu tinha desistido devido à tradução do mesmo. (Li o livro por intermédio de um primo meu, e a resenha está surgindo devido a indicação dele para esse comentário negativo rsrsrs. Então posso criticar sem medo! Rsrsrsrs) A tradução do livro foi muito mal feita, cheio de erros de português. Não sei ao certo se foi erro da tradução ou da revisão do livro antes de ser lançado, mas é uma coisa que me deixou espantada, pois são erros absurdos!!  Não sei dizer se "Querido e Devotado Dexter" e "Dexter no Escuro" (Títulos posteriores) estão com esses erros pois ainda não os li.

Fora isso, o livro é ótimo. A história é ótima, divertida, intrigante. Não desanimem por causa do que falei sobre os erros, pois vale realmente a pena. Eu mesma, apesar disso, quero comprar todos os livros pois sou apaixonada pela história.

Existem 5 temporadas da série. Eu vi as quatro primeiras e estou louca para terminar tudo! *-*







10 comentários:

  1. Assisti apenas 1 episódio. Agora, deu vontade foi de ler esse livro aí, para depois ver o seriado

    ResponderExcluir
  2. Humm!! Muito bom o blog. Parabéns!!
    Aproveita e confere o meu http://www.anaflaviaduarte.blogspot.com/

    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de livros assim... o seriado mesmo nunca chamou minha atenção porque não gosto de filmes nem seriados sangrentos demais rsrs.
    Mesmo assim, gostei muito da resenha e para quem é fã da série deve mesmo valer a pena ler o livro.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  4. ainda não assisti nenhum cap ou li dexter, mas a Juh e a Carol lah do blog adoram!^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Mariana...também não sou muito fã de séries nesse estilo. XD
    Ótima resenha Lizzie.

    Beijos

    André de Lima
    http://seriesterritorios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar do livro :) ele faz meu tipo! Quem sabe eu leia :)

    bjs

    http://blogbibliomania.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti alguns episódios da 1ª temporada, mas aí chegou o fim de ano e minha vida virou uma bagunça, hehe ^^ Não pude terminar de assistir, mas pretendo. Aliás, não sei se não vou primeiro ler o livro e depois assistir a série pra fazer aquela comparação clássica :D
    Eu não resisto, hehe...

    {Devaneios da Carol}

    ResponderExcluir
  8. Comecei a assistir a série Dexter antes de ler os livros e isso tira um pouco minha animação...mas acho que os livros não são muito longos, então ainda vou ler. Sou fã do Dexter, nossa. XD

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. nã sabia que tinha livro!
    só conheço a série, que por sinal ainda pretendo acompanhar as temporadas direitinho. vale mto a pena

    ResponderExcluir
  10. Já assisti um episódio de Dexter e apesar de ser irônico e bem legal não me agradou para continuar a série. Já o livro tinha ouvido falar, essa resenha ficou ótima.
    Beijos;*
    O marcador chegou!! obrigada amei, e ainda é autografado =D

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará feliz! ☺☻☺
Idéias, sugestões e críticas são sempre bem vindas! ☻☺☻