sábado, 5 de fevereiro de 2011

Você sabe por que o "Big Brother" se chama assim?

Vocês já se perguntaram como surgiu essa idéia do Big Brother?
Pois é... Saiu (em boa parte) de um livro!


1984, de George Orwell. Um clássico da literatura que foi usado como idéia principal para um programa de televisão alienador. 1984 é amplamente usado em escolas da europa, devido a importância de suas idéias.

Embora o holandês John De Mol, inventor do programa, tenha dito em entrevista à revista Época que “não há nenhuma relação entre o livro e o programa de TV. A única coincidência é o nome de um personagem que aparece no livro” (2002), as semelhanças são latentes.


O nome “Big Brother” é referência ao ditador que tudo vê na Oceania.   

“The Big Brother this Watching You” - Frase usada para lembrar aos moradores de que sempre estão sendo vigiados.




 O Big Brother pode ser representado pelo apresentador do programa. Ele é o único contato que os participantes têm com o mundo fora da casa. Como por exemplo, na versão brasileira com Pedro Bial, o apresentador também assume a função de grande irmão ao instruir psicologicamente os participantes.

A edição do programa pode ser comparada ao “Ministério da Verdade” no livro. A “verdade” que é passada aos telespectadores é totalmente controlada e manipulada, podendo criar vilões e heróis apenas com a divulgação de imagens na tela.

O quarto branco é uma representação de uma das celas do “Ministério do amor”, onde existe apenas uma teletela e o contato com o diretor do programa. (Se eu participasse de um programa desses e fosse mandada para o quarto branco, acho que seria a minha "hora da libertação")

Sem contar a forma errônea com que usam o termo "brother" (no caso dos homens) e sisters (no caso das mulheres). Segundo o livro de Orwell, Big Brother é quem observa e não quem é observado.

Não estou dizendo aqui que TODA a idéia do BBB saiu do livro, afinal lá não existe a idéia de "jogo". Essa dizem ter saído de um outro livro chamado "The Devil's Game" (que não existe no Brasil) onde um grupo de pessoas são presas em uma ilha e incumbidas de  participar de provas de resistência física. Mas não podemos negar que as "coincidências" entre o programa e o livro de Orwell são enormes.

Enquanto o dinheiro estiver entrando, esse programa continuará passando para preencher o buraco na programação global, que deveria conter coisas mais construtivas e criativas.

10 comentários:

  1. Caramba O.O
    Lizzy, eu vejo agora a ideia Big Brother como um verdadeiro jogo psicológico. Claro que a versão da TV é comercial e alienadora, mesmo. Mas imagina a quantidade de poder nas mãos do Brother, sendo ele o único capaz de repassar informações aos internos da casa?
    Amei a ideia =)

    ResponderExcluir
  2. interessante, então Big Brother seria quem observa?
    Muito legal esse post, até porque eu tbm sempre tive curiosidade de saber pq o programa tem esse nome, apesar de eu detestar esse programa.
    Boa semana!

    http://artegrotesca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Interessante seu post. Eu também acho que deviam passar coisas mais instrutivas, não sei como alguém perde tempo com isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Boquiaberto :o

    Não sabia da missa metade disso... haha... só que cá pra nóis, daria bem mais audiência se o Big Brother fosse baseado em Jogos Mortais... haha... eu não perderia um dia =D...

    HUGS =D!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Quem diria que um programa cheio de barracos e afins tem semelhanças com um livro. Fiquei chocada!

    ResponderExcluir
  6. muito interessante esse post, não sabia da relação do programa com o livro!^^ e concordo, a globo deveria ter programas melhores--'

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  7. Nada é criado.. tudo é copiado! hahaha..
    Adorei o post e não sabia disso não! ;)

    Beeijos
    Rapha - Doce Encanto.

    ResponderExcluir
  8. Bah! Muito bom o post! Obrigado pela informação. =D Parabéns pelo blog! Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Nossa curioso :)
    Não sabia nada disso :(

    bjs

    http://blogbibliomania.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu sabia!hahahah acho muito interessante!quero muito ler esse livro do Orwell, o cara devia ser mto bom! tinha umas ideias bem polêmicas e inteligentes pelo que já ouvi falar dele!
    Acho o programa uma droga! a unica coisa que gosto de ver de vez em qdo sao as provas!"ficar espiando" as coisas que eles fazem é tedioso...e sem cultura, com certeza!!ahaah
    Acredito tbm que o programa foi bem baseado no livro...agora fiquei interessada nesse "Devil's Game" =o hhahaha
    beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará feliz! ☺☻☺
Idéias, sugestões e críticas são sempre bem vindas! ☻☺☻