sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Biblioteconomia? #1

Símbolo da Biblioteconomia
Oi oi gente!
Sei que tenho estado bem distante do blog, mas isso não é por vontade própria. Fim de semestre foi muuito puxado, e não estava tendo tempo nem pra respirar direito! rsrsrs
Falo isso com grande frequência, mas sou estudante de Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Como tenho percebido que grande parte das pessoas ainda não sabem muito bem sobre minha área de estudo, resolvi fazer uma breve postagem sobre isso.
Quando iniciei o curso, me foi dado um folder com algumas informações, muito breves. Achei interessante e resolvi mostrar para vocês! =)




Na sociedade moderna a informação é considerada tão importante quanto os recursos naturais o são para o desenvolvimento nacional. Ela vem sendo considerada como o quarto fator de produção na estrutura de uma empresa, ao lado da mão-de-obra, matéria prima e capital. Não importa se sua apresentação se dá na forma de dados empíricos ou na forma altamente processada que chamamos de "conhecimento".


Mas o que fazer para organizar este volume de informação produzida atualmente para que ela possa ser "consumida"?


"O Bibliotecário" de Giuseppe Arcimboldo
Existe uma área do conhecimento especializada em pesquisar, desenvolver e utilizar os mais eficazes métodos para minimizar este problema - é a Biblioteconomia, que tem como objeto de estudo e trabalho a informação. O suporte e o meio (impresso, eletrônico, digital) em que a informação está registrada não importam para sua organização.


A biblioteconomia está engajada em organizar, estruturar e categorizar a informação para torná-la facilmente encontrada e controlada. Ela forma especialistas no tratamento da informação para disponibilização e uso, capacitando-os a planejar, organizar e gerenciar unidades de informação como consultores, assessores e prestadores de serviços.


No Brasil, a formação em Biblioteconomia iniciou-se em 1915 com a oferta do curso fechado para os profissionais que atuavam em nossa Biblioteca Nacional, e finalmente oferecida ao público em geral pela Universidade de São Paulo, em 1940.


A profissão de Bibliotecário está enquadrada no Ministério do Trabalho como profissão liberal e é reconhecida pela Lei 4.084 de 30 de junho de 1962. Além de ser apontada por estudos recentes entre as 10 profissões mais importantes na atualidade.


Quem é o Bibliotecário?


O bibliotecário é o profissional qualificado para interagir com processos de registro e transferência da informação (da geração ao uso), interpretando criticamente a realidade social, com uma visão contributiva e consciente de seu papel social e de sua atuação no avanço científico e tecnológico do seu estado ou região, sem desconsiderar as dimensões humanas e éticas do conhecimento, da tecnologia e das relações sociais. 
Fonte: http://www.cfb.org.br/UserFiles/File/O_Bibliotecario.pdf


A evolução do Bibliotecário
Áreas de Atuação


O bibliotecário atua em escolas, universidades, empresas, indústrias, hospitais, presídios, museus, arquivos, cinematecas, mapotecas, videoclubes, editoras, emissoras de rádio e televisão,  jornais, banco de dados, hemerotecas, centros de informação e bibliotecas, autônomos, consultores, assessores, e free-lancers.  Essa atuação pode ocorrer no setor público, privado, terceiro setor e setores de prestação de serviços.


Bom gente, por enquanto é isso. Pretendo fazer mais posts futuros sobre o assunto, afinal de contas, amo meu curso! rsrsrsrsrs

Um comentário:

  1. Gostei do posto. Nossa profissão é tão pouco reconhecida!
    Amo meu trabalho e acho que merece ser muito divulgado.
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @Moniquemar

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará feliz! ☺☻☺
Idéias, sugestões e críticas são sempre bem vindas! ☻☺☻