domingo, 28 de novembro de 2010

Resenha - O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)

"Eu irei ficando velho, feio, horrível. Mas este retrato se conservará eternamente jovem. Nele, nunca serei mais idoso do que neste dia de junho... Se fosse o contrário! Se eu pudesse ser sempre moço, se o quadro envelhecesse!... Por isso, por esse milagre eu daria tudo! Sim, não há no mundo o que eu não estivesse pronto a dar em troca. Daria até a alma!".




  Nenhum resumo poderia revelar a verdadeira face de Dorian Gray. Toda sua complexidade se apresenta em cada página do único romance de Oscar Wilde, publicado em sua versão definitiva em 1891, e que foi fortemente criticado por ser “fonte de imoralidade” (Wilde introduziu o tema do homossexualismo, mas não de forma direta), o que deu ao livro “notoriedade e originalidade”.
  A beleza do romance de Wilde está na confluência de Lord Henry Wotton e Dorian Gray, cujas atitudes vão sendo apresentadas e confrontadas ao longo da narrativa. Dorian encarna, em todos os aspectos, o ícone da beleza: quando seu retrato passa a envelhecer em seu lugar, ele se torna uma figura fria, vazia, como uma estátua. O retrato não “guarda” apenas os anos de sua vida, mas também os pecados de seu caráter.
  Um bom exemplo disso, é a passagem em que Dorian convida os amigos Wotton e Basil para assistir a apresentação de Sibyl Vane (por quem o rapaz se apaixona) em Romeu e Julieta. Mas nessa noite em especial, Sibyl atua muito mal, deixando Dorian desolado. O rapaz vai ao camarim, e após ouvir a razão da moça a despreza e humilha. Ao chegar em casa Dorian Gray se depara com seu quadro mudado, com a presença de um sorriso cínico e maléfico. A partir disso, percebemos que o quadro é o reflexo mais profundo de sua alma.

   Personagem que merece um grande destaque é Lorde Henry Wotton. Seus pensamentos e opniões hedonistas estão sempre a seduzir e influenciar Dorian Gray. Temos nessa história um exemplo perfeito que justifica a teoria sociológica “Todo homem nasce bom e é a sociedade que o corrompe”.
  Wotton é um pensador desprendido das convenções da sociedade, que tenta viver por suas próprias regras mesmo que elas não agradem a todos.


"Os livros que a sociedade qualifica imorais são os que lhe exibem a sua própria vergonha."

Os jovens querem ser fiéis e não são, os velhos querem ser infiéis e não podem.”

“A única diferença entre um capricho e uma paixão eterna é que o capricho dura mais tempo.”

E a minha favorita:

"Para ser popular, é preciso ser medíocre."

 Sobre o Filme: 
Eu não entendo nada de cinema nem de atuação, então minhas opiniões são totalmente de uma pessoa leiga.




Vi a versão de 2009 do filme, e sinceramente deixou um pouco a desejar. 
A escolha de Colin Firth como intérprete de Lorde Henry Wotton foi ótima. Do jeito que imaginei que ele seria enquanto lia o livro. Ele conseguiu passar bem a imagem cínica e hedonista de Wotton.
Rachel Hurd-Wood como Sibyl Vane me deixou com inveja. Ela atuou também na versão cinematográfica do livro O Perfume, de Patrick Suskind. Rachel atuou apenas nas versões dos meus dois livros preferidos... Simples assim ahsuhausuash
Ben Barnes, que interpretou Dorian Gray, no começo não me passou segurança. Mas depois até que ficou bom rsrsrsrs.
Ben Chaplin também interpretou bem Basil Hallward, o jeito e o porte físico do jeito que imaginava enquando lia rsrs.

Mas o que mais me deixou triste em relação ao filme, é a criação de uma filha para Wotton, Emily (Rebecca Hall), por quem Dorian se apaixona muitos anos mais tarde. Tentam humanizar Dorian através desse amor por Emily, com isso dando muito ênfase a ele.Enfim... coisas do cinema. Rsrsrsrs

10 comentários:

  1. Concordo plenamente com a frase de Rousseau em relação à obra de Oscar Wilde. Nada define melhor essa tristeza das pressões sociais influenciada à personalidade de cada um. Dorian Gray me passa essa impressão: uma pessoa sufocada pelas pressões impostas pela sociedade e influenciável em determinados aspectos.
    Ficou ótima a resenha. x]

    Preciso assistir ao filme ainda. Aí poderei concordar ou discordar de ti nisso ahsuaaus

    ResponderExcluir
  2. Excelente resenha! Agora não deixarei de ler o livro de forma alguma!!!
    Obrigado!
    Cynthia (Skoob)

    ResponderExcluir
  3. Mais que a personalidade fria de Dorian que o retrato esconde, creio que o livro todo é como um desabafo de Wilde, numa época dificil para ser bissexual como ele era... Em várias ocasiões notamos como ele tenta mostrar com bastante cinismo o que há por trás das mascaras da sociedade que não são tão diferentes de do personagem principal. Vejo o livro como uma forma de dizer o que ele pensava, sem dizê-lo claramente.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, simplesmente amei a sua resenha, ficou ótima! Me deixou com MUITA vontade de ler o livro agora, hahah. E não acho que você seja leiga no assunto cinema, porque as suas opiniões são bem próximas da minha (não que eu seja uma expert, mas eu simplesmente amo tudo relacionado à cinema *-*), apesar de você ter lido o livro e eu não. Por exemplo, o Ben Barnes até que foi bonzinho no papel, mas para mim, não convenceu. Acho que ele fica melhor com personagens "bonzinhos" mesmo, e o Firth... esse está sempre ótimo, em qualquer papel. ^^

    Enfim, parabéns pelo blog! ;)

    ResponderExcluir
  5. acho que vou assistir o filme primeiro... assim num vou achar tantos cortes do roteiro xD

    gostei da resenha! =D

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Vi sua resenha através do skoob! Gostei dela! Fiquei com mais vontade ainda de ler "O retrato de Dorian Gray"!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Digo o mesmo que Gabi. Wilde é um exemplo de que qualidade não é o mesmo que quantidade, com apenas Dorian Gray e O Fantasma de Canterville conseguiu fazer uma carreira. (:

    ResponderExcluir
  8. Estou com muita vontade de ler "O Fantasma de Canterville". Ouvi ótimas críticas sobre ele e o resumo que li me deixou mais curiosa ainda! rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Soube da sua resenha pelo Skoob. Sou nova naquilo e nem sei mexer direito. Terminei de ler o livro há pouco, e gostei da resenha.Não vi o filme ainda. Apesar de gostar do Ben Barnes, não acho que ele esteja de acordo com a descrição física do Dorian Gray. Mas assistirei ao filme.

    Parabéns pelo blog. Vou seguir, ok?

    Abraço,

    Michelle

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Recebi seu recado no Skoob. Obrigada, aqui estou.
    Se puder, visite o Blog "Nós Todos Lemos":
    http://nos-todos-lemos.blogspot.com/

    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará feliz! ☺☻☺
Idéias, sugestões e críticas são sempre bem vindas! ☻☺☻