segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Resenha - O Iluminado (Stephen King)

Esse foi o primeiro livro de Stephen king que eu li, a terceira publicação do autor, e seu primeiro livro "mais-vendido", firmando King como um dos maiores autores de literatura de horror!


    


  Danny Torrance tem poderes extra sensoriais e pode se comunicar com Tommy, que lhe mostra passado e futuro.
   Seu pai, Jack Torrance, um escritor se recuperando de problemas com álcool e a perda do emprego por espancar um aluno, consegue um emprego temporário no Hotel Overlook como zelador durante o inverno. Durante 5 meses a família ficaria isolada no hotel, onde Jack vê uma ótima oportunidade para terminar seu livro.
   O que eles não esperavam é que esse lugar escondesse tantos mistérios e que acontecessem coisas absurdas, como o caso de um antigo zelador que matou as duas filhas com uma machadinha e a esposa com uma escopeta, e logo em seguida cometeu suicídio.
Está montado um ótimo cenário para uma história de terror.  O hotel carrega forças sobrenaturais malignas do passado, e Danny começa a ter visões terríveis do lugar.
   Com o tempo Jack começa a agir de maneira estranha, deixando de lado seu trabalho e passa a tentar matar Wendy (sua esposa) e Danny.

  O livro mescla a narração entre os três personagens, sempre explorando o melhor possível dos pensamentos deles.
  A linguagem que King usa é extremamente fácil, e a leitura é apaixonante. Não tem como começar sem querer ler até a ultima linha das 313 páginas.
  Talvez chamar o hotel de “mal assombrado” leve muitos leitores a achar que a história é mais um clichê americano. Estão redondamente enganados. Stephen consegue usar os fatores “suspense” e “terror” com maestria.





O filme de 1980 com Jack Nicholson (Jack Torrance), Shelley Duvall (Wendy Torrance) e marcou uma época. Quem não se lembra da cena em que Jack coloca o rosto na brecha da porta quebrada a machadas?!
O diretor Stanley Kubrick conseguiu passar toda emoção do livro para o cinema, e sem grandes alterações na história. Alguns até mesmo consideram o filme melhor que o livro, devido ao conjunto de paranóias e terror psicológico, como o olhar desesperado e ofegante de Wendy e o medonho alter ego de Danny (Tommy), com sua voz grossa.

Recomendadíssimos...  Tanto o livro quando o filme!!! =)

12 comentários:

  1. Oi*
    Tem um selinho pra você no meu blog ..
    Beijos

    http://amandhabella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa resenha =D
    Agora realmente estou afim de lê-lo, deve ser bem legal *-*
    Obrigada o/

    ResponderExcluir
  3. Amo Stephen King! O Iluminado foi um livro que devorei em algumas horas de tão presa que fiquei na trama, envolvente, tenso, um maravilhoso suspense. Sua descrição esta perfeita. Gostei desta resenha, deu vontade de reler, mesmo tendo a trama bem marcada na memória!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostaram *-*
    Muito obrigada pelos elogios!É muito bom receber esse retorno de quem lê o blog! \o/

    o Iluminado é um livro que merece ser lido e relido!! Agora pretendo ler mais livros do Stephen King!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza será o primeiro que vou ler do King! valew.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Me deixou com MAIS vontade de ler!!O.o

    ResponderExcluir
  8. Oi Lizzy!
    Passei pra conhecer o blog e adorei a resenha! Estava super curiosa pra ler o livro e agora fiquei ainda mais!
    Você já leu "À espera de um milagre"? Também é do Stephen King e é maravilhoso! Um dos meu livro favoritos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive como ler esse livro, mas assim que for possível o lerei e pode ter certeza que trocaremos comentários. Como já foi dito aqui, você escreve muito bem e faz a vontade de ler este livro aumentar, concordo com você, gosto dos livros do mestre King. Parabéns pela resenha, até breve ;D

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, mais uma vez! rsrsrsrs

    Kelly - Ainda não li "A espera de um milagre". Li apenas dois livros dele, "O Iluminado" e "A Metade Negra". Adorei ambos!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito boa essa resenha!!!
    Me deu mais vontade de ler este livro!!

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará feliz! ☺☻☺
Idéias, sugestões e críticas são sempre bem vindas! ☻☺☻