sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Resenha - As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica (A. S. Franchini & Carmen Seganfredo)

Finalmente reunidas em um único volume, estas histórias, praticamente desconhecidas do público brasileiro, são as mais representativas da riquíssima mitologia nórdica. Não falta ação, romance e até a presença de uma insuspeita veia cômica, já que a maioria dos personagens transita pelo grotesco, numa profusão de anões, gigantes e elfos. Eis aqui uma das principais “raízes” das modernas sagas de RPG. Leitura indispensável para todos os amantes das lendas antigas, As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica inclui ainda uma versão em prosa da mais famosa ópera do compositor alemão Richard Wagner, O Anel dos Nibelungos, considerada verdadeira “ópera de culto” pelos aficionados, e que engloba, à sua maneira, todo o universo fantástico da mitologia escandinava.




Sou uma apaixonada por história, mitologia. A algum tempo (alguns anos, pra ser mais específica) comecei a me encantar por mitologia nórdica.
Já quero, antes de mais nada, pedir desculpas se faltar algo ou ficar um pouco incompleto. Estou fazendo essa resenha pois gostei muito do livro, mas o li a mais de 1 ano e talvez minha memória me deixe na mão pra alguns detalhes.

Um breve resumo: Essa mitologia se refere a uma religião pré-cristã escandinava (Noruega, Suécia, Dinamarca, Islândia), e foi transmitida principalmente durante a Era Viking. Essa religião é mais baseada no culto do que no dogmatismo, baseada em atos, gestos e ritos, muitas vezes girando em torno de festividades a certos deuses como Odin e Tiwaz. Era uma religião que ignorava o suicídio, o desespero, a revolta, era “uma religião da vida”. Com a expansão das navegações vikings, esta difusão acentuou-se ainda mais, indo alcançar também os povos de língua inglesa e deixando sua marca até na própria denominação dos dias da semana destes países (Thursday, por exemplo, é o "dia de Thor"; e Friday, "dia de Freya").

O livro nos mostra a história, desde a criação do mundo na visão dessa mitologia com riqueza de detalhes e uma escrita bem feita e organizada.

O livro é dividido em 25 capítulos, e em cada um deles existe uma história de destaque da mitologia. Difícil escolher as minhas preferidas, pois amei o livro inteiro, mas vou destacar uma:

O desaparecimento de Miollnir: Em minha opinião, uma das histórias mais engraçadas de todo o livro. Miollnir é o famoso martelo do deus Thor (deus do trovão), que desaparece misteriosamente em uma determinada manhã. Sem seu martelo, Thor não poderia mais defender Asgard (morada dos deuses).

Caro Thor: caso deseje retomar a posse de seu poderoso martelo,
favor entrar em contato comigo, pois eu o escondi sob as profundezas da
terra, em um local ignorado. Estou aberto a toda negociação. Assinado:
Thryn, da maravilhosa raça dos Gigantes.

O deus ficou enraivecido quando descobriu que um de seus grandes inimigos, os gigantes, haviam roubado seu bem mais precioso, e pede ajuda de Loki (deus da mentira) para recuperá-lo.  Não vou entrar em maiores detalhes, mas os dois deuses se metem em confusões engraçadíssimas, onde a “melhor” delas foi ter de se vestirem de mulher.

O livro ainda conta com a história “O Anel dos Nibelungos” que conta passagens históricas como a derrota dos Burgundos pelos Hunos em 473 d.C. e a morte de Átila (O Huno) em 453 d.C.. Como pano de fundo, mas grande importância, existe a história de amor entre Siegfried (lendário herói nórdico) e Brünnhild (uma das Valkírias – divindidades menores, servas de Odin que acompanhavam a alma dos cavaleiros mais nobres mortos em batalha para o Valhalla).

Essa história já foi passada para versão cinematográfica em 2004 com direção de Uli Edel, e elenco contando com Benno Fürmann (Siegfried), Kristanna Loken (Brünnhild) , Alicia Witt (Kriemhild), Julian Sands (Hagen) , Samuel West (Rei Gunther) , Max von Sydow (Eyvind), e (sim, me surpreendeu bastante quando dei de cara com ele no filme, com cabelinho grande) Robert Pattinson (Giselher).





Trecho do Prefácio:
Fonte de inspiração para as mais variadas áreas, a riquíssima mitologia nórdica inspirou a criação de muitas obras, como a do escritor inglês J. R. R. Tolkien, que foi colher na mitologia escandinava o fundamento básico de seu fantástico universo literário.
O argentino Jorge Luis Borges também não escapou a essa influência, dedicando várias de suas páginas às brilhantes metáforas ("kenningar") que encontrou na poesia islandesa.
Outro grande artista que se inspirou nas lendas vikings foi o compositor alemão Richard Wagner, que as utilizou largamente para compor a sua famosa tetralogia operística "O Anel dos Nibelungos", que apresentamos sob a forma romanceada de uma pequena novela, na segunda parte deste volume.

☺☻☺ 

Me deram uma idéia (mais precisamente meu namorado) de indicar música/banda que me lembre do livro de que estou falando! Já fiz isso num post anterior, "A Garota das Laranjas" Nesse caso, existe uma banda que "participou" da minha leitura do livro e da produção da resenha, mas não sei se muitos irão gostar rsrsrsrs.





Thor! Odin's son                          Thor! Filho de Odin
Protector of mankind                    protetor da humanidade
Ride to meet your fate                  Cavalgue de encontro a seu destino
Your destiny awaits                       seu destino o espera
Thor! Hlödyn's son                        Thor! Filho de Hlödyn
Protector of mankind                     Protetor da humanidade
Ride to meet your fate                   Cavalgue de encontro a seu destino
Ragnarök awaits                            Ragnarök o espera

6 comentários:

  1. eu li o livro há uns seis meses mais ou menos. algumas histórias, principalmente aquelas sobre as trapalhadas de loki, beiram o ridículo e é justamente a "veia cômica" o charme do livro.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parecer ser muito legal!
    Tenho dividas de livros até para minha setima geração,e quero comprar mais. Como proceder?? rsrsrs

    O blog tá muito legal querida!

    beiijos

    - Ao infinito... e além?-

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho Mii. Estou com livros acumulados até o pescoço, mas sempre que posso compro mais! kkkkkkk
    Esse livro é muito bom!!!!!!!!!!

    "E." Como vc mesmo disse, é o charme do livro! rsrsrsrsrs Eu ri bastante lendo-o, mas também aprendi muitas coisas!

    Leitura que vale muito a pena!!

    ResponderExcluir
  4. adorei a resenha :D esse livro já está na minha lista de leitura de 2011 e só fiquei com mais vontade de ler!

    Beijos, Carine
    okaycult.blogspot.com
    participa da promoção gilmore girls!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Liz, eu já comecei ler um pedaço, mas dei um tempo... Sempre gostei de mitologia também, tem uma história nesse livro que o Tolkien se inspirou para fazer "O Senhor dos anéis"...

    Bjs...

    ResponderExcluir
  6. Desejo esse livro mais espero sinceramente que esse seja melhor que o "As Melhores Histórias da Mitologia Egípcia " que são dos mesmos escritores e tem uma narrativa 'tosca'. Sou uma amante de mitologias mas ler esse livro foi difícil...

    Até mais...

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará feliz! ☺☻☺
Idéias, sugestões e críticas são sempre bem vindas! ☻☺☻