quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Resenha - Hathor (Markus Thayer)


Quem conhece a teoria da “Terra Oca”? Inúmeros estudiosos, como Edmond Halley, montaram teorias no decorrer dos anos que propõem ser a Terra uma estrutura oca, onde uma delas chega a dizer que o interior poderia ser habitado por animais superiores, como mamíferos, répteis e aves, com entradas localizadas nos pólos terrestres.

E a “Teoria da Evolução” de Charles Darwin? Aquela que dita as mudanças das características hereditárias de uma população de uma geração para outra, fazendo com que as populações de organismo mudem ao longo do tempo. 

 Liz, afinal de contas, seu blog é sobre literatura ou biologia e física teórica?
O que isso tudo tem a ver markus Thayer e o livro Hathor?
Resposta: TUDO.

Eu sei, estou contando partes importantes do livro, mas é por uma boa causa. Afinal, isso é uma resenha e não apenas uma sinopse! =)

Logo no início da leitura, não podia imaginar a proporção que essa história tomaria. Cheguei em um ponto que imaginei que seria um livro inspirado apenas nas histórias de conspirações no estilo Dan Brown. Isso para mim não seria ruim, pois gosto muito desse estilo, porém Hathor vai além disso.

O início é normal, chegando ao ponto do clichê: John McBrian, estudante de Cambridge, com uma vida pacata dedicada apenas aos estudos, descobre uma “página a mais” num livro na biblioteca da faculdade. O jovem fica intrigado e resolve procurar um de seus melhores mestres, Sir Oliver Stwart e seu melhor amigo, Willian Kenward. Os três juntos resolvem ir atrás de explicações para o que antes acreditavam ser um tesouro ou algum tipo de relíquia arqueológica.

Até esse ponto, nada de muito surpreendente. Mas o que eles descobrem de verdade, vai além do que eu e acredito que muitos dos que leram o livro puderam imaginar. E sabe onde eles descobrem isso? No Brasil, mais precisamente no Mato Grosso.

A história foi muito bem montada. Coberta de romantismo, às vezes até um pouco exagerado em alguns pontos (pelo menos para mim que não sou tão romântica assim... ok só um pouquinho rsrsrs)

Acredito que esse livro seja um pouco utópico, onde o autor cria uma sociedade de paz e harmonia plenas. Onde ninguém tem nenhum tipo de interesse sobre o outro, que todos são “iguais” e compartilham do mesmo nível de vida, chegando ao nível da perfeição. Parece meio “discurso comunista”, mas foi o que achei rsrsrsrs. (Isso não é uma crítica, apenas uma observação)

A capa é uma beleza a parte. Já tinha me apaixonado por ela antes e queria ler o livro apenas por isso (sim, eu gosto de alguns livros apenas pela capa rsrsrs), mas depois que li a história é que fui entender realmente o significado dela. E claro, gostei mais ainda! rsrsrs

11 comentários:

  1. Liz ;D

    Já li Hathor e é muito bom mesmo né?
    Tem várias coisas interessantes, o Markus deve ter feito uma boa pesquisa pra poder escrever o livro!

    Adorei a resenha!

    Beeijo

    ResponderExcluir
  2. Muito boa resenha, eu já li algumas desse livro mas nenhuma me disse tanto quanto essa, aumentou muito minha vontade de ler esse livro.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Opa, deu vontade de ler!!!! Mas ando sem dindin, vou ver se por um milagre ganho em algum sorteio ;).

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Liz! Estou ansiosa para ler Hathor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. estou louco para ler hathor, parece ser muuuuuuito lgl! *-*

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  6. Olá Lizzy, eu ainda não li Hathor, estou aguardando ansiosa o meu exemplar chegar aqui rsrs; Eu volto aqui para comentar melhor quando ler o livro. Mesmo assim adorei a sua resenha.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  7. Não li a resenha. Mas é pq estou lendo o livro no momento... Depois eu volto para conferir suas opiniões :)

    beijo
    Jéssica

    ResponderExcluir
  8. Esse livro estou há quase um mês com vontade de ler. Parece ser muito bom

    Beijos Lizzy,

    André de Lima
    http://seriesterritorios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Também já li o livro e gostei bastante! :)

    bjs


    blogbibliomania.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha!
    ja fiquei com mais vontade de ler!tbm acho a capa muito criativa e diferente!

    ResponderExcluir
  11. ainda não li o livro, mas quero muuuuuito ler!
    parece ser um livro mais inteligente, com um enredo diferenciado dos demais :)

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará feliz! ☺☻☺
Idéias, sugestões e críticas são sempre bem vindas! ☻☺☻