terça-feira, 18 de outubro de 2011

Resenha - O Hobbit (J.R.R. Tolkien)

Adquiri esse livro através de uma troca no skoob a algum tempo, mas só agora fui lê-lo. Sou grande fã de Tolkien, mas não sei por que demorei tanto para ler esse.
Enfim, amei os livros que li do autor, e com esse não foi diferente.
Tolkien é sem dúvida um dos maiores escritores da história, e um dos meus preferidos.
A partir da criação desse livro, Tolkien escreve a épica fábula “Senhor dos Anéis”, que ficou mundialmente conhecida após ser transformada em uma trilogia cinematográfica homônima.

“O Hobbit relata a história de um hobbit pacato, Bilbo Bolseiro, que é "convidado" por um mago, Gandalf, a entrar numa aventura como ladrão, com mais 13 anões. Esta aventura tem como objetivo recuperar o tesouro dos anões, há muito tempo roubado por um dragão chamado Smaug. (Fonte: Wikipédia)



No início, Bilbo não aceita a aventura, pois gosta muito de sua vida tranqüila no Condado. Entretanto, após ser “desafiado” por Gandalf, ele aceita o desafio e acompanha os anões.
Em meio a uma fuga, quando Orcs estão perseguindo-os, Bilbo se depara com o estranho Gollum. Para que possa conseguir escapar desse subumano ser, o hobbit se vê obrigado a jogar um jogo de adivinhações, onde ele consegue escapar devido á pergunta “O que há no meu bolso?”.

De fácil leitura e compreensão, “O Hobbit” é apaixonante. Inúmeras aventuras surgem ao decorrer da narração, que é feita em terceira pessoa. Devido a genialidade de Tolkien, o livro te prende da primeira a última linha, sempre aguçando a curiosidade do leitor.
Qualquer coisa que eu disser a mais, seria um spoiler. A história desse livro não gira em torno do Um Anel, como em "O Senhor dos Anéis", mas é o prólogo dela. Conta como o Um anel chegou as mãos do senhor Bolseiro, começando assim o seu fascínio pelo objeto.
Ele foi originalmente escrito para os filhos do autor. É um livro infanto-juvenil, mas que conquistou também o público adulto. 

Simplesmente Diviiiiino! Com certeza na minha lista de leituras preferidas!!!

3 comentários:

  1. Oi Liz quanto tempo não venho aqui...saudades...Eu estou lendo este livro e estou com muita dificuldade em ler também e já tem um tempinho...vamos ver se nas férias eu consigo terminar...bjs

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro, simplesmente, amei!
    Não vejo a hora de ver o filme!!!

    Bjus
    Gisele
    Dicas da Gi

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeita, grande fã de Tolkien. Amo todos os livros dele e quero todos! rsrsrsrsrs
    Oi Kel, saudade dos seus comentários! rsrsrsrs

    Obrigada pelos comentários meninas! *-*

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará feliz! ☺☻☺
Idéias, sugestões e críticas são sempre bem vindas! ☻☺☻